Hipertrofia e Emagrecimento | Reposição Hormonal | Suplementação Nutricional | Nutrologia Esportiva
Minha atuação como médico do esporte envolve a aplicação do conhecimento de diversas especialidades da medicina e o trabalho integrado com outros profissionais da área da saúde, para que atletas ou para-atletas, amadores ou profissionais, iniciantes ou praticantes, possam melhorar sua performance esportiva e manter-se ativos, preservando sua integridade física hoje e nos dias que virão.
Engloba estudo da fisiologia músculo esquelética e cardiopulmonar, avaliação metabólica, bioquímica e imunológica, análise do condicionamento físico, suplementação e nutrologia, prescrição de treino, bem como prevenção, diagnóstico e tratamento de dores, inflamações e lesões inerentes às atividades físicas.
Todo paciente, independente de sua aptidão física e objetivos, necessita de avaliação pré participação para determinar qual a melhor atividade e intensidade e se há algum risco à sua saúde, além de obter um diagnóstico completo de seu estado de saúde e detectar possíveis doenças ou riscos para lesões. Testes e avaliações físicas periódicas também devem ser realizados.
Oriento o paciente sobre treinamento físico (tempo de treinamento, limiares, intensidade e carga, gasto calórico, entre outras variáveis fisiológicas), periodização, biomecânica do gesto esportivo, gasto de energia, aspectos nutricionais e psicológicos e outras abordagens multidisciplinares, além de detalhes como uso de calçados, acessórios, pisos, modalidades e tecidos que otimizam o desempenho e preservam a saúde do atleta.
Saúde está diretamente relacionada à massa magra. Com o objetivo de melhorar a performance na sua atividade física, maior rendimento no seu esporte e ganho de força, realizo um estudo individualizado de sua história clínica, exame físico e exames de imagem e laboratoriais para indicar a melhor forma de perder peso e ganhar músculo de uma forma saudável. Claro, a estética é uma consequência muito bem vinda a partir dos nossos resultados.
A partir dos 35 anos de idade, nossa produção hormonal inicia um declínio, contribuindo para aumento de massa gorda, distúrbios hemodinâmicos e psicológicos, fadiga, queda da libido, perda de concentração, diminuição de força, dores osteomusculares e envelhecimento gradual do nosso corpo.
Aumentar a performance no seu trabalho, esporte, recuperar/melhorar a composição corporal e ter uma vida longa e plena são metas atingíveis e com bom resultado, quando realizadas de forma individualizada e correta. Aperfeiçoar seu corpo é viver mais!
O prejuízo a nossa saúde metabólica com as mudanças ocorridas após decrescente produção hormonal pode ser recuperada de diversas maneiras. A mais moderna e segura atualmente são os implantes hormonais. Procedimento realizado após análise clínica e laboratorial, confeccionado de forma individualizada, a partir de doses e tipos de implantes adequados para cada organismo.
Apresenta maior segurança em manter as taxas de hormônio constantes e fisiológicas, melhor efeito corporal, tratamento de menopausa, queixas menstruais, ação contraceptiva, hipogonadismo, recupera o metabolismo e bons efeitos contra a obesidade. O principal do tratamento a duração de 6 meses ou mais, segurança e regeneração da capacidade vital.
A suplementação e reposição de vitaminas, cofatores enzimáticos, hormônios e antioxidantes por via intramuscular e intravenosa apresenta maior biodisponibilidade ao nosso organismo e com isso maior capacidade de regulá-lo e equilibrá-lo.
É uma ótima opção para quem não está apresentando melhora clínica com suplementação oral ou necessita otimizar ainda mais a capacidade vital, atlética, profissional e o tratamento de doenças.
Vale lembrar as vantagens como redução do uso de medicamentos orais, custos desnecessários e efeitos colaterais da absorção gastrointestinal.
Criar movimentos com nosso corpo de forma constante e com intensidade demanda uma produção energética de boa qualidade e efetiva de nossas células. A partir de uma estratégia correta alimentar e de hábitos de vida, conseguimos manter uma boa performance esportiva.
Quando precisamos superar nossa capacidade atlética ou atingir objetivos novos, podemos recorrer ao uso de nutracêuticos e suplementos correspondentes a necessidade de cada esportista.
Não vamos esquecer que toda a oxidação e catabolismo produzido a partir desse gasto energético precisam ser descartadas e regeneradas de forma correta para evitar lesões, queda de rendimento ou sobrevida curta no esporte.
Médico formado na Faculdade de Medicina do ABC
Residência Médica de Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Medicina do ABC
Especialista em Traumatologia e Fixadores (Faculdade de Medicina do ABC)
Especialista em Cirurgia do Quadril (Hospital Alvorada)
Pós-Graduação Medicina Esportiva (Unifesp/CETE)
Pós-Graduação Ultrassom Músculo-Esquelético (Cetrus)
Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Quadril (SBQ), Membro da Sociedade Brasileira de Trauma Ortopédico (SBTO), Membro da Associação Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo (ASAMI), Membro da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET), Membro da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM) e Membro da Sociedade Médica Brasileira de Tratamento por Ondas de Choque (SMBTOC)